E089

https://vimeo.com/album/1836720

E048

https://vimeo.com/album/1836720

Pr.Neumoel Stina - Brasil

“A Cruz na História.”A história humana está dividida em duas partes: antes e depois de Cristo.
Todavia o que dá sentido ao plano de salvação é a cruz de Cristo. Foi na cruz que Cristo nos comprou de volta para Deus.
Nossa história era de fracasso, mas Jesus troca a Sua história vitoriosa pela nossa história de tragédias. Cristo Jesus, o nosso Salvador, é nosso substituto e penhor. Não precisamos temer, pois as manchas do passado não se levantarão mais para nos acusar, atormentar e zombar de nós.
“Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si.”Isaías 53:4.
Na cruz de Jesus encontramos a libertação do nosso pecado e a promessa de futuro maravilhoso.
As palavras de Paulo são esclarecedoras nesse sentido. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17.
Nossos pecados foram colocados sobre os ombros de um Senhor que voluntariamente morreu sob um fardo de culpa humana e que, em seu lugar, nos deu a salvação.
Se você aceitou Jesus como seu Salvador pessoal, não importa quão dramática seja sua vida, Jesus levará você para a eternidade.

H005

https://vimeo.com/album/1836720

Pr.Neumoel Stina - Brasil

 “O Grande Conflito e a História.”
Embora a trajetória humana pareça caótica e sem controle, é bom lembrar que por trás de tudo existe um drama chamado grande conflito.
Só podemos entender a história humana se tivermos como pano de fundo o conflito entre o bem e o mal.
Trata-se de um conflito que começou no céu e prossegue aqui na terra, mas terminará com a manifestação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“Houve peleja no céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos.” Apocalipse 12:7.
“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.” Apocalipse 12:17.
“O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta mas também o falso profeta…” Apocalipse 20:10.
Devemos ter em mente que Satanás é real, e a batalha também é real. E, é bom saber também que Satanás é um inimigo já vencido e marcado para ser destruído. A derrota e a destruição dele foram asseguradas na cruz do calvário.
O grande conflito está na base de tudo que acontece aqui, seja em nossa vida individual ou no curso mais amplo da história humana.

E092

https://vimeo.com/album/1836720

Pr.Neumoel Stina - Brasil

“Daniel 2 e a Providência de Deus na História.”
Deus conhece perfeitamente futuro, independentemente das escolhas livres que fazemos, pois os seres humanos temos livre arbítrio e livre escolha.
O livro de Daniel foi escrito há mais ou menos 2600 anos. Analisando a história podemos ver que o que Deus predisse tem acontecido passo a passo.
“E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.” Daniel 2:1.
“Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Ananias, Misael e Azarias, seus companheiros; Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia. Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” Daniel 2:17-23.
Daniel foi introduzido à presença do rei, e o rei lhe perguntou se podia revelar o sonho. Daniel respondeu: “O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias.” Daniel 2:27-28.
A história descrita antecipadamente em Daniel 2, mostra Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma, os dez reinos e a Volta de Jesus, representada pela pedra que foi cortada sem auxílio de mãos, apontando para o reino de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que não passará jamais.

G192

https://vimeo.com/album/1836720

Pr.Neumoel Stina - Brasil

“Os Profetas como Historiadores.”
Em toda a Bíblia, os profetas usam a expressão “a Palavra do Senhor”, ou equivalentes para dizer aos leitores e ouvintes que é Deus quem está transmitindo aquela verdade e não o profeta pessoalmente.
Quando lemos o primeiro capítulo do livro de Jeremias percebemos isso claramente.
“Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; Ao qual veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.”Jeremias 1:1-2.
“E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.” Jeremias 1:9
“E veio a mim a palavra do SENHOR segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte.” Jeremias 1:13
O livro de Jeremias é um lembrete impressionante do poder da Palavra de Deus, que se cumpre invariavelmente nos eventos históricos.
O infinito poder de Deus, visto na história humana, também é revelado na natureza. A Bíblia não diz que Deus criou o mundo e, em seguida, o deixou por conta própria, em completa sujeição às leis naturais. Estas são, de fato, parte da forma pela qual Deus sustenta o mundo, mas todas essas leis existem apenas porque Ele as criou e mantém.